quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Agricolândia – Ordem e Progresso?

Por Kátia Mendes Barradas Barros,
Aluna do 3º. Ano do Ensino Médio
         
         A pequena cidade de Agricolândia, localiza-se na microrregião do médio-parnaíba  piauiense e é acessada pela BR-316. Com população estimada em 5.080 habitantes, não possui indústrias, mas é servida pelos serviços dos correios, casa lotérica, Bradesco e um terminal do Banco do Brasil. Seus moradores vivem basicamente da lavoura, agropecuária e pequenos comércios. É uma cidade pacata, com povo alegre e hospitaleiro.
          Mas apesar desses aspectos positivos, nossa cidade encontra-se em estado de decadência. Daí recai sobre nós o seguinte questionamento: Será que nossos representantes estão conduzindo nossa cidade para o progresso?
          Na minha opinião, tal progresso ainda está aquém do desejado, pois os serviços públicos de um modo geral são ineficientes e ineficazes, tendo em vista que nossos governantes fazem uso inadequado das verbas públicas.
          Com base em enquete realizada por alunos do último ano do ensino médio da escola estadual João Ferry, 90% dos entrevistados mostram-se insatisfeitos com os rumos da administração do atual prefeito e também dos seus antecessores.
         Em contrapartida, 10% dos entrevistados afirmam que a administração atual está boa sim. Segundo estas pessoas, os pagamentos estão em dia, a Saúde está ótima e há atendimento odontológico todos os dias. Porém, sabe-se que o salário de boa parte dos funcionários do município está em atraso. Houve aumento considerável da criminalidade, como por exemplo, a tentativa de assalto à agência do Banco Bradesco de nossa cidade. Em relação à Saúde, constatou-se que devido à má distribuição, medicamentos estão indo  parar no lixo, por conta da perda do prazo de validade. Isto sem mencionar a coleta de lixo precária, que tem suscitado muitas reclamações por parte da população.
        Segundo o vereador Caldinei de Freitas Cardoso, popularmente conhecido como PC, ainda faltam recursos para nossa cidade, pois tal situação poderia mudar se houvesse uma melhor administração e um aumento nos recursos estaduais e federais para o município. E ainda a implantação de pequenas empresas, gerando uma oferta maior de empregos. Já com relação à segurança pública, o policial Emiliano destaca uma questão importante, que é a dos dependentes químicos, haja vista que as autoridades estão mais preocupadas com o lado da diversão do que com as pessoas em si.
          Do ponto de vista de ambos os entrevistados, percebe-se claramente como anda a administração do município, que tem se mostrado capenga e falha. Em contrapartida, o povo poderia ter uma maior participação na administração do município, cobrando e analisando a forma como nosso dinheiro está sendo usado.
         Concluindo, em detrimento do caos em que se encontra a administração da cidade, o que resta à população é buscar formas de melhorar nossa situação, escolhendo com mais atenção nossos representantes, cobrando serviços e comprometimento com o progresso do município. Dessa forma, poderemos um dia ter o orgulho de dizer que moramos em Agricolândia.