quinta-feira, 21 de junho de 2012


ATIVIDADE 5 DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.


          Sim, eu concordo. Acredito firmemente que a valorização dos profissionais da educação é, em sua essência, a mola que impulsiona o melhor desempenho da educação, ocasionando um grande salto de qualidade, algo fundamental para que os projetos voltados para esta esfera possam ser bem sucedidos. Mas não só isso, e sim, um direcionamento adequado das políticas públicas, no sentido de alavancar e concretizar os objetivos e metas dos processos no âmbito da educação.
         Alinho-me com o autor do texto, pois também considero que o modelo adotado pelo MEC, aponta da direção certa, embora devamos ficar atentos aos desvios de percurso e aos muitos obstáculos que se interpõem ao longo dessa árdua jornada em prol da educação. Pois, em se tratando das estruturas que sustentam o sistema de ensino e também em relação à sua organização, diante dos equívocos e entraves burocráticos, o que vem à tona, é um aparente desalento por parte das autoridades envolvidas nos processos educacionais, como um todo.
         Há falhas inerentes à formação dos profissionais que lidam com a educação, fruto de projetos educacionais equivocados e mal alinhavados, que pouco ou quase nada  contribuem para a melhoria do ensino. Nesse contexto, uma oferta cada vez maior e apoiada em pressupostos qualitativos, faz com que a educação a distância (EAD), com ênfase na formação de professores mostre-se como uma espécie de bússola que possa nortear os rumos da carreira dos profissionais da educação, oferecendo oportunidades e um preparo mais adequado que reflitam como um espelho o melhor desempenho possível da educação no Brasil. 

Os desafios e os ganhos da  Educação frente às disposições da LDB 9.394/96.

          Via de regra, a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, busca diminuir as diferenças decorrentes dos processos educacionais e tenta  sanar as discrepâncias do sistema de ensino vigente como um todo, pois estabelece normas e lança as bases que servem de sustentação para a educação básica.
          A princípio, sua proposta lúdica e desafiadora, mostra-se eficaz e atuante, no que diz respeito à sua aplicabilidade e área de atuação, de forma ampla e  irrestrita, sempre amparada pela constituição federal, pois é mister, que seus dispositivos representam à luz da lei, um enorme avanço dos processos educacionais, no que concerne à delimitação dos expedientes que definem o sistema e suas prerrogativas.
          Neste contexto, os desafios que a educação tem de enfrentar em relação aos aspectos da Lei 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1996, são muitos e têm se mostrados complexos no ambiente escolar em relação aos processos de ensino/aprendizagem. Pois, um fato que sempre vem à tona, é a questão da dualidade que impera nas escolas e serve de bússola para se tentar retificar os dispositivos que a lei apresenta.
          Já em relação aos ganhos, e educação se apoia sobre os princípios básicos que norteiam o sistema, como: igualdade de condições, pluralismo de ideias, a temática da tolerância, a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, a valorização do profissional da educação escolar, etc.
          Mas deve se ressaltar, que em termos organizacionais, as estruturas que reforçam os dispositivos da Lei, são quebradiças e deixam à mostra rupturas que a enfraquecem, como é o caso da valorização do profissional da educação, algo que ainda não se concretizou no âmbito da educação.

terça-feira, 12 de junho de 2012

ANOS DE DITADURA.


MARCAS PROFUNDAS


          Um período negro, marcado por atos de censura, violência, repressão e supressão dos direitos civis e políticos, onde visões ideológicas foram consideradas nocivas e perigosas à estabilidade do Estado, assim poder-se-ia definir os anos de 1964-1985, em que vigorou o regime militar. Deve-se ressaltar que após um golpe de estado, os militares assumiram o poder e estabeleceram um governo ditatorial, reprimindo, aprisionando e torturando aqueles que se opunham à nova ordem político-social.
          Embora no âmbito da educação, os militares tenham se empenhado na modernização do ensino superior em nome de um projeto de desenvolvimento do país. O regime focou ainda no ensino fundamental, ampliando para oito anos sua obrigatoriedade. Houve uma reforma ampla do sistema de ensino,  no entanto, tal reforma não foi plenamente satisfatória, pois a liberdade de expressão, deu lugar à arbitrariedade de um governo que calou com a força e a opressão a voz que ecoava nos porões das prisões da ditatura.
           A classe média  tinha a oportunidade de educar seus filhos, ao mesmo tempo que via os movimentos estudantis sendo massacrados pelas forças de repressão do regime e ainda sentia na pele, as marcas de uma liberdade vigiada. A população oprimida e manipulada por uma falsa estabilidade política, social e econômica, onde números e estatísticas eram alterados em favor do regime, ficava à margem e seguia às cegas os rumos que o governo militar tomava.
           Por último, faz-se necessário salientar a enorme lacuna deixada pelos muitos desaparecidos que pagaram com a própria vida, a busca por liberdade e democracia. O sangue que manchou esse período triste, deixou marcas indeléveis no povo brasileiro. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

SOL SOB A CHUVA


SOL SOB A CHUVA

Uma crônica de Kátia Barros.

          Outro dia, em meio a um episódio simples e corriqueiro, algo inesperado e surpreendente aconteceu. Manhã nublada e chuvosa. Eu estava voltando para casa de carro junto com meu namorado. Haviam sido dias difíceis. Minha vida passara por uma grande provação.
          Depois de duas cirurgias consideradas simples e de um pós-operatório com muitas complicações, eu me sentia de certa forma renascida das cinzas, como se fora a fênix mitológica.
          Ainda fraca e debilitada e anestesiada pela dor, mas amparada por pessoas que muito me amam.  Em certo momento, olho pela janela do carro e a cena se desenhou sobre meus olhos gastos e cansados, pois em meio à chuva, o sol imponente ainda brilhava. Não é nenhuma novidade dias de sol e chuva,  mas o que me impressionou é que o sol parecia mergulhado nas gotas de chuva. Era uma imagem incrível, lágrimas rolaram sobre minha face pálida, pois naquele momento senti a presença de Deus, era como se Ele quisesse me mostrar através daquela imagem, que não importa o quão difíceis e  negros sejam nossos dias, se confiarmos Nele, sempre haverá esperança de que dias melhores virão.