quarta-feira, 23 de maio de 2012


ATIVIDADE 2 DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Questão 1 – Após a leitura da Unidade, elabore um conceito para Psicologia.
_ A Psicologia é a ciência que por ter o homem como objeto de estudo, foca nos aspectos comportamentais e nas sínteses psicológicas e busca uma espécie de equilíbrio, cuja base se estrutura em “métodos e técnicas de investigação científica”.

Questão 2 – A Psicologia está presente na vida das pessoas em várias situações. Neste contexto, reflita sobre situações vivenciadas por você e identifique nelas a presença da Psicologia.
_ Eu sofri durante muito tempo com algo que os médicos chamam de “síndrome do pânico”, mas consegui superar. Na adolescência tinha pesadelos recorrentes que me deixavam intranquilo e como resultado  passei a sofrer de insônia.  Já superei esta fase, mas hoje sou um poço de “neuras”. Sofro de acrofobia, claustrofobia e tenho medo do escuro. Enfim, tenho medo de tudo que me torna vulnerável.

Questão 3 – Dentre os paradigmas psicológicos, descreva as características mais relevantes em cada um deles.
_ Sobre a teoria freudiana, pode-se dizer, que a Psicanálise pode transmitir ao educador (e não à Pedagogia, como um todo instituído), uma ética, um modo de ver e de entender sua prática educativa. É um saber que pode gerar, dependendo, naturalmente, das possibilidades subjetivas de cada educador, uma posição, uma filosofia de trabalho. Pode contribuir em igualdade de condições com diversas outras disciplinas, como a Antropologia ou a Filosofia, para formar seu pensamento.
_ Já sobre o Comportamentalismo, uma das teses fundamentais desse paradigma diz que o organismo – seja ele animal inferior ou superior – responde  a estímulos ambientais, o que permite ver o comportamento como resultado de arranjos no meio em que se localiza o indivíduo. O Comportamentalismo ensina como instalar respostas novas e modificar padrões de respostas já existentes, o que o torna, em suma, um paradigma facilmente aplicável à educação.
_ E quanto à teoria piagetiana, as formulações paradigmáticas deste teórico não foram transpostas por ele mesmo, para a sala de aula; suas ideias permitiram-lhe distinguir entre as diversas abordagens educacionais já existentes, tornando-se crítico dos métodos tradicionais de ensino e defensor da renovação educacional.
  

sábado, 19 de maio de 2012


ATIVIDADE 1 DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA


          A Constituição Imperial, outorgada por D. Pedro I, em 25.03.1824, assegurou a gratuidade do ensino primário para todos os cidadãos, instituiu o ensino da religião católica, previu a criação de colégios e universidades, e centralizou o processo gerencial da educação no âmbito da Coroa.
           Neste contexto, a gratuidade do ensino primário pode ser considerada relevante, pois apesar de não ter tido a devida atenção do governo imperial, representou um avanço, ainda que pequeno, no âmbito da educação.
 A educação superior, sobre a égide das Academias Militar e da Marinha, dos Cursos Médicos Cirúrgicos e de Economia Política e da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, e em 1827, com a criação das Faculdades de Direito em São Paulo e Pernambuco, mostrou-se também relevante, embora o seu principal propósito fosse o de preparar as elites que assumiram as funções políticas e administrativas do país.

           A Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889, marcou o fim da monarquia, dando início à Primeira República, também conhecida como República dos Coronéis.  Registra-se também, a primeira constituição desse período, promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 24.01.1891.
            Neste contexto, o Federalismo, na medida em que deu autonomia aos estados, propiciou o desenvolvimento desigual da educação entre as regiões do país, algo que tem se perpetuado por todo esse tempo, no âmbito das escolas públicas.
           Pelas atribuições conferidas ao Governo Federal e aos Governos Estaduais, é possível perceber a manutenção da dualidade de sistemas de ensino, presente na estrutura educacional do Governo Imperial, algo que reflete uma característica universal, no que concerne ao favorecimento da classe dominante em detrimento da classe proletária. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ATIVIDADE 1 DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO



01
    A Natureza da Psicologia: Evolução, Histórico e Aplicabilidade no Contexto      Educacional. Unidade I – pp. 11 a 47.

Araujo, Raimundo Dutra – A Natureza da Psicologia: Evolução, Histórico e Aplicabilidade no Contexto Educacional in: Psicologia da Educação. Teresina-Piauí, UAB/NEAD/FUESPI. 2011. pp. 11 a 47.


Numa análise detalhada, o capítulo em questão, foca na importância da Psicologia no âmbito da educação, cuja definição de “ciência da alma ou psique, ou da mente, ou do comportamento”, torna-a como um ponto de referência dentro do próprio contexto educacional.
O texto enfatiza as funções inerentes à Psicologia, canalizadas através de três grandes vias, no caso, a via ativa, a  afetiva e a  intelectiva. Tais vias, também conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas, se estruturam sobre uma base que comporta fatores favoráveis e desfavoráveis, próprios da natureza humana.
Na verdade, a Psicologia torna-se imprescindível na esfera do conhecimento, pois se pauta na análise das situações que envolvem a educação e suas implicações, esmiuçando de forma restrita as relações que decorrem do choque entre as muitas situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.