domingo, 29 de janeiro de 2012

O VOO DO ESCORPIÃO.

Existe uma lenda, segundo a qual, se colocarmos um escorpião dentro de um círculo de fogo, ele termina cometendo suicídio. Ou seja, ele pica a si próprio, num ato desesperado diante de uma parede inexpugnável de chamas. Mas isto não corresponde à expressão da verdade, pois ele, o escorpíão, se arma e enfrenta um inimigo, que apesar do seu minúsculo cérebro, por instinto, ele sabe que não pode transpor. Ele morre ressecado pelo efeito do calor extremo e o aguilhão na ponta da cauda, que ele ergue acima da cabeça, dá a impressão de que ele se matou.
A verdade, é que não tem como o inseto escapar do círculo de fogo, sua morte é certa e irrevogável. Talvez a única forma de escapar da morte, seria se o escorpião fosse capaz de voar. Daí a expressão " o voo do escorpião" ser a transcrição de algo impossível e carregado de metáfora. A própria metáfora pressupõe algo irreal e impalpável.
Mas não se deixe enganar pela insignificância de um animalzinho tão estigmatizado e menosprezado, pois em alguns casos, ele pode matar. E no caso de um cataclismo nuclear, ele certamente sobreviverá à raça humana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário