segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ATIVIDADES DE FILOSOFIA


1 - Explique, conforme o texto do fascículo, porque o conhecimento não pode ser considerado
 neutro.

O Conhecimento não pode ser considerado neutro, porque em tese, a neutralidade pressupõe algo
 imparcial e desprovido de algum tipo de interesse. E como o ser humano é em sua essência um
 ser pensante e a despeito disso, uma criatura egocêntrica,pois sempre que busca o ato de conhecer,
 seja um objeto, alguém, um ser qualquer ou mesmo um fenômeno da natureza, sempre o faz
 guiado  pela necessidade de atender a determinados interesses de cunho meramente pessoal, ou
 profissional ou mesmo de terceiros. Nesse contexto, nenhum conhecimento é desprovido de
 interesse, é sempre "de" e "para". Faz parte da natureza humana, a racionalidade só se faz plena,
 quando uma motivação qualquer a impulsiona e a faz sair da inércia.O Conhecimento parcial,
 forjado no ardor da labuta é o que faz girar as engrenagens das questões filosóficas.





Na sua compreensão, qual das posições é mais sensata: a cética ou
 dogmática? Justifique sua resposta.

Na minha opinião, a compreensão dogmática parece-me mais sensata.
Pode parecer contraditório, pois embora eu tenha aversão a dogmas e ao longo da minha vida
 inteira tenha me posicionado como um adepto do ceticismo, sinto-me inclinado a rever meus conceitos.
O dogmatismo se apoia na possibilidade de atingirmos a verdade, crê e confia plenamente na nossa percepção
 da realidade do mundo. Enquanto que o ceticismo, nega e coloca em dúvida tal possibilidade.
No que concerne à impossibilidade de verdades absolutas, talvez a morte seja algo que possa
 ser encarada como uma verdade absoluta, pois não temos como contestar a certeza que a morte representa
 como fato irrevogável da finitude da existência humana. Não importa como, ou o que vem depois, a morte é
 uma verdade absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário