segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ATIVIDADES DE FILOSOFIA


TEORIAS FILOSÓFICAS

A
No contexto das teorias do conhecimento, o racionalismo designa a doutrina que atribui exclusiva confiança à razão. Para o racionalismo, os princípios lógicos fundamentais seriam inatos, ou seja, já estariam na mente do ser humano desde o nascimento. Deduz-se dessa forma, que a razão é concebida como a base do conhecimento.

B
As teorias empiristas defendem a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência  e, em última instância, de nossas percepções sensoriais. Para os empiristas, os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato), são a fonte de nossas sensações e reflexões.

C
O criticismo busca superar o impasse entre o ceticismo e o dogmatismo. Tal como este, acredita na possibilidade do conhecimento, mas produz questionamentos, sobre as reais condições nas quais o conhecimento se torna possível. O criticismo busca fazer uma distinção entre o que nosso entendimento pode conhecer e o que não pode.

D
O diálogo crítico ou  dialética foi concebido por Sócrates e se apoiava em dois princípios básicos: a refutação da ironia, onde o filósofo interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber, fazendo-lhes perguntas e procurando evidenciar suas contradições, e a maiêutica, na qual Sócrates propunha aos discípulos uma nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário